segunda-feira, 21 de março de 2011

MST invade fazenda em São Borja-RS

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiu hoje a Fazenda Palermo, em São Borja (RS), para pressionar o governo do Estado a concluir a desapropriação da área e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a assentar as cerca de mil famílias acampadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A propriedade rural de 1,2 mil hectares, voltada à pecuária, já havia sido ocupada duas vezes, em 2005 e 2006.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), um grupo formado por acampados de diversas cidades do noroeste do Estado, com cerca de 250 pessoas, chegou à fazenda antes do amanhecer, rendeu o caseiro por horas e montou acampamento. A investigação deve apurar se a ocupação foi precedida pela presença de um grupo armado que teria intimidado os funcionários da fazenda, ação que o MST nega.
A Fazenda Palermo está em disputa judicial desde 2001, ano em que foi declarada de interesse social para desapropriação pelo governo gaúcho, que na época mantinha um programa estadual de reforma agrária. Os sem-terra sustentam que em tal área podem ser assentadas 54 famílias. O atual governo do Estado preferiu reestudar o processo antes de se manifestar.
Os sem-terra passaram o dia acampados na fazenda. Um grupo de soldados enviado PM isolou a área para evitar a chegada de mais invasores. Não houve conflitos. O presidente do Sindicato Rural de São Borja, Dirceu Dornelles Filho, disse que o proprietário, José Renan Toniazzo, já pediu a reintegração de posse.

Nenhum comentário: